sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Mamma Mia! Que fora!!!

Eu já assisti e recomendo o filme baseado no musical Mamma Mia, q está estreando no Brasil... mas, pra minha surpresa, me deparei com uma crítica, que pra mim é, no mínimo, infeliz!

O coitado do autor do texto, que deve ter um inglês pra lá de capenga, comentou que as músicas do ABBA não se encaixam muito bem na história... até aí tudo bem, gosto não se discute. O problema é que o coitado decidiu dar exemplos, dizendo que a personagem da Meryl Stripp, que não tem muito dinheiro, canta "Money, Money, Money" e que uma mulher mais velha faz um jogo de sedução com um rapaz e canta "Does your mother know?"

Pra quem não conhece a letra das músicas, a primeira fala exatamente sobre SE se tivesse dinheiro, SE se fosse rico, e sobre todas as maravilhas que o dinheiro PODERIA trazer... já a segunda, fala de uma adolescente que, apesar de muito nova e teoricamente não ter idade para tal, já está se interessando em namoro, daí o refrão 'Does your mother know?' (A sua mãe sabe?).

Que eu adoro o ABBA não é segredo pra ninguém, então é claro q eu já vi o filme baseado no musical Mamma Mia e amei de paixão... chorei, ri e cantei!!! :-D

Eu entendo que tem gente que não gosta de musical, mas eu adoro... juntando ABBA e Meryl Stripp, melhor ainda. Mas pra quem não gosta, dá pra falar mal de um monte de coisas e eu até acho q a Meryl Stripp não está lá uma Brastemp, mas dizer q as músicas estão mal encaixadas na história é, pra mim, um fora e dos grandes!!!

Só não sei se o problema é realmente só o inglês ou também interpretação de texto e falta de compreensão literário-teatral, já que, como se não bastasse esse comentário infeliz, o autor do texto ainda ironiza que os gregos (pq a história se passa em uma ilha grega) só fazem o coral para os atores principais, o que pra mim é uma alusão genial ao coro grego, tão famoso e importante no teatro antigo (considerando-se que o musical é feito para o teatro, e a versão do cinema é uma adaptação).

Mas, como parece que qualquer um pode ser crítico de cinema, o resultado dá nisso...

Nenhum comentário: