domingo, 17 de agosto de 2008

Viagem a Roma

Estou fascinada com Roma!!! Uma coisa é certo: quero voltar lá!!! Logo!!!

A cidade, em si, eu não achei bonita... Copenhague, onde eu moro, é muito mais bonita (ainda estou muito apaixonada por Copa!). Praga ainda está em primeiro lugar, pra mim, entre as capitais européias (Paris tem seu fascínio e Barcelona lembra Brasil, mas falando só de beleza...)

Contudo, cada lugar em Roma tem história e pompa, muita pompa. Pra começar, eu cheguei numa noite de lua cheia e desci uma parada depois de onde eu tinha que descer... mesmo sendo o cúmulo da preguiçosa e estando carregando minha mala, empolgada pela alegria de estar em Roma e louca para conhecer a cidade, eu fui a pé atrás do hotel.

Descobri que meu hotel era em uma tal de Piazza Venetia, que tem esse monumento enorme e maravilhoso aí da foto, um tal de Vitoriano! Gigantesco, gente!!! É uma pena q as fotos sempre deformam a proporção e proximidade das coisas, mas o monumento estava bem mais perto de mim e é muito gigantesco. A lua tb, estava enorme e 'pertinho da Terra'.

Eu estava muito cansada pq tinha ido trabalhar às 6 da matina, pra poder pegar o vôo no meio da tarde, sem ser descontada. Então fui dormir, curtir um pouco o hotel maravilhoso que eu fiquei (Hotel Pace Helvetia), que é típico de pobre ficar em hotel bom quando viaja e querer curtir o hotel!

No meu primeiro dia, na 6a. feira, saí pelas 10 da manhã pra dar uma conferida no tal Vitoriano durante o dia e tirar umas fotos. Daí descubro que meu hotel é simplesmente a meia dúzia de passos do Coliseo, que diga-se de passagem é o que eu mais queria ver em Roma (tenho essa tara por ir no Coliseo de noite, desde que eu li Daisy Miller, coisas de gente meio louca). Daí não resisti e fui caminhando até lá, mais desesperada pra tirar fotos que qualquer japonês adolescente. De quebra, o caminho entre a Piazza Venetia e o Coliseo é a região do Foro Imperiali, com estátuas dos Césares e um monte de ruínas... neste momento eu estava dando graças a Deus pelo momento de TPM furiosa em que reservei esse hotel super caro :-D

O maior 'problema' de Roma, que todo mundo já tinha me prevenido, foi o calorão! Estava fazendo 30-32 graus e eu já não estou mais acostumada com isso, além de nunca ter gostado mesmo de muito calor. Sou do tipo que baixa a presssão, passa mal, desmaia e sua como louca. Pelo menos, a cidade não estava muito cheia, como também me comentaram... não peguei fila pra praticamente nada, só no Vaticano, mas foi uma fila que andava muito rápido.

Depois de mil fotos e vídeos do Coliseo, saracoteei mais um pouco por ali, segui uma galera, achando que ia dar em alguma coisa muito interessante e acabei numa igreja medieval. Legalzinha, mas igreja não é o meu forte e não era meu interesse em Roma, tendo tão pouco tempo e tanta coisa pra ver. Sem contar que pra chegar neste lugar, amarguei a maior subida, me esbaforando e suando aos cântaros. Contudo, como seguro morreu de velho, aproveitei que estava na igreja, que por ironia do destino tinha uma baita imagem de Santo Antônio e acendi uma velinha :-D Aproveitei tb pra acender uma velinha pra minha amiga Arlete, que faleceu há pouco; e para uma outra amiga, a Maira, que tinha me pedido.

Depois de penar na tal subida, não resisti às lembranças do ar-condicionado do hotel e fui pra lá, pra dar uma refrescada, tomar um banho... mas acabei caindo no sono e acordando só lá pelas 5-6 da tarde. Daí, é claro, voltei no Coliseo de noite: sonho realizado! :-P

Como boa notívaga, aproveitei pra andar um pouco pelas ruas de Roma de noite, quando os monumentos estão iluminados e eu não estou entrando em ebulição e, por isso, não me estresso tirando mil fotos de um mesmo lugar, até ter uma em que não pareço com uma escrava na labuta. Na direção oposta ao Coliseo, um pouquinho mais longe do hotel, ficava a Fontana de Trevi, que é muito linda. Eu só achei muito estranho aquela baita fonte no meio de um monte de prédios... sei lá... o plano diretor de Roma é muito estranho! :-S Se vê que, em algum momento, a cidade cresceu descontroladamente e os prédios foram espremendo os monumentos, estátuas, praças, essas coisas. Achei muito estranho isso e que tira metade da beleza das coisas. Mas, por outro lado, é muito legal ir caminhando naquelas ruazinhas que a gente não dá nada, e de repente está lá uma fonte gigantesca, toda linda, com o de Trevi.

Na volta pro hotel, aproveitei pra tomar um gelatto italiano... que sorvete mais maravilhoso que aquela gente tem!!! Bom, não precisa nem falar que comi muito bem em Roma, pq se existe lugar no mundo em que se come muito bem é a Itália. Mais cedo, antes de sair pra minha voltinha noturna, comi uma pasta carbonara de ir pra baixo da mesa, no mais fino estilo 'Ana Maria Braga'.

No outro dia, dormi a manhã toda, afinal só tenho os finais de semana pra descansar! :-P Pra minha sorte, estava meio nublado, então aproveitei pra ir pro Vaticano. Como toda a capital européia, tudo em Roma é muito perto. Da estação Coliseo (metrô), que era a mais perto do meu hotel, se chega no Vaticano em coisa de 15-20 minutos... tudo muito rápido! e barato: 1 euro!

O Vaticano é inexplicável de tão majestoso... A praça é grande, mas o tamanho das imagens dos santos, das colunas, dos prédios, não tem explicação! É algo faraônico, absurdo de tão grande (reparem nas fotos o tamanho das pessoas perto das colunas!). Fiquei p-da-vida por pagar 7 euros para ir até a cúpula da catedral de São Pedro, a igreja do Vaticano, pra ficar segundos lá em cima, ver tudo através de uma grade, e ainda ser corrida, pq uma outra turma já estava vindo... uma coisa nojentamente comercial... não sei pq eu ainda me iludo com a Igreja e achei que podia ser diferente! Por sinal, no Vaticano a gente se pergunta de onde vem tanto dinheiro, pra construir um império daqueles, mais majestoso do q todos os monumentos de Roma reunidos. Pro meu azarão (ou sorte, assim tenho que voltar em Roma logo!), a Capela Sixtina estava fechada porque era feriadão.



Depois do Vaticano eu estava morta de cansaço, mas não resisti a uma feirinha que vi no final da rua. Pra minha surpresa, essa feirinha terminava em um tal Castelo do Anjo, que eu queria ir, mas no mapa me parecia que era bem mais longe. Começou a escurecer, e o Castelo, na beira de um rio, com uma ponte, ficou todo iluminado... lindíssimo! Não resistimos ao restaurante na beira do rio e fiz uma paradinha pra janta. Nesta altura, por sinal, eu já não estava mais sozinha (esclarecimentos à parte, em um próximo post)... será que foi o efeito da velinha pro Santo Antônio na igrejinha???

Após três caipirinhas de aperitivo (sou uma viking agora!), a janta foi regada a vinho frisante, bem docinho! Me empanturrei de bruschetta e pasta. Tiramisú de sobremesa... aiaiaiaiai, Itália!!!

Neste dia, provavelmente por conta das caipas, nos perdemos :-S pegamos um ônibus errado e fomos parar 'no fim de Roma', numa tal de pirâmide... caminhamos perto de uns inferninhos até achar a estação de metrô mais próxima e voltar pro hotel. Juro que neste dia ouvi meus pés agradecendo quando eu deitei na cama...

No meu último dia, acordei meio cedo (10 horas!), pra tomar café e fazer as malas... depois saí pra ver mais uns lugares que estavam na minha listinha: Piazza Spagna, Piazza del Popolo e a Piazza Navona (onde tem o consulado brasileiro). Ainda fui onde Judas-perdeu-as-botas-quando-foi-a-Roma pra ver uma muralha da época medieval e uma tal de Porta de Lauredano... tudo muito lindo, apesar do sol escaldante.

Depois, como ninguém é de ferro, fui às compras e estava feita a merda... comprei um casaco de inverno, preto, Guess, lindo!!!! Meu vôo saia às 7 e pouco da noite e pra minha sorte eu cheguei em cima da hora e acabei não podendo me esbaldar no free-shop, como queria... Deus é meu amigo...

Nenhum comentário: