sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Agentes e Personagens Pedagógicos

Eu sou simplesmente obcecada pelo uso de agentes pedagógicos em material educacional digital e não sei como ainda não existem programas extremamente maravilhosos que facilitem muito a criação deste tipo de recurso.

Estou sempre pesquisando muito sobre isso, mas acabo usando o Flash(C) e fazendo tudo 'na mão' quando preciso de alguma coisa para algum dos meus projetos. Porém, devido ao crescimento do e-learning coorporativo, que na maioria dos casos adota um modelo de aprendizagem baseada em cenários (Scenario-based e-learning, conhecido tb como SBel), a demanda por programas que trabalhem com agentes e cenários tem crescido muito e várias empresas estão se jogando neste mercado promissor.

Cada vez que eu dou uma pesquisada na web, acho algum programinha bacana novo...

Vou indicar aqui alguns programas ou serviços que eu conheço, que acho que são bem úteis e interessantes, principalmente para quem não tem muita prática com o Flash(C) ou está participando de projetos que não têm verba específica para a contratação de ilustradores (a maioria dos projetos que eu conheço!):
  • Intiva, da http://www.elearningpowertools.com/ - é um programinha bem legal, que tem modelos de SBel e outros tipo de apresentações, onde é possível criar, rapidamente, cenários com diálogos entre dois ou mais personagens. O programa conta com uma biblioteca bem legal de personagens, com diversas caras e bocas e em trajes diferentes. Custa 399 dólares americanos (+- 750 reais).
  • ToonBoom, da http://www.toonboom.com/ - essa empresa oferece uma série de programas para a criação de personagens animados e organização de storyboards. Os programas seguem a linha dos de criação 3D, onde é criado o 'esqueleto' do personagem, que depois pode ser visto por vários ãngulos e animado a partir das articulações. Eu achei muito interessante e se não soubesse Flash, seria nestes programinhas aqui que eu ia investir o meu rico tempinho. De quebra, existe um site só com tutoriais desse programa: http://www.toonboomtutorials.com/. O ToonBoom Studio, com a versão padrão, custa 399 dólares americanos, mas eles dão desconto para instituições de ensino e estudantes.
  • SitePal, em http://www.sitepal.com/ - é um serviço que oferece personagens animados, com possibilidade de explorar recursos avançados como text-to-speech (texto-para-fala) e inteligência artificial. No meu ver, a única desvantagem é o fato de que só disponibilizada a cara dos personagens, no mais clássico e anti-pedagógico estilo de 'cabeças falantes'. É um recurso legal de usar para chamadas, anúncios ou instruções curtas, mas não para explicações longas, pois ficaria muito monótono. Isso se deve, principalmente, ao fato do foco principal do serviço ser direcionado para marketing e não para e-learning. O serviço é pago mensalmente, com planos por menos de 10 dólares mensais para 1.500 'carregamentos' do personagem em uma página.
  • Captivate, da http://www.adobe.com/ - este programa, na verdade, serve para criar tutoriais e demonstrações passo-a-passo (assim como o Articulate, o Viewlet Builder e o software livre Wink). Porém, a partir da versão 3.0, existe um recurso específico para criação de cenários (SBeL). Esse programa não tem nada a ver com personagens especificamente, mas auxilia muito no desenvolvimento da estrutura, storyboard, e do design instrucional do material em si. Os personagens em formato .swf podem ser importados e usados em um tutorial. Custa 699 dólares americanos.

A maioria dos programas pode ser baixado para teste.

O SitePal oferece possibilidade de testar por 15 dias.

Espero que algum deles seja útil pra vocês!

Abraços da Letícia

Nenhum comentário: